Rumo ao Esporte Náutico na UnB

Rumo à prática desporte náutico na UnB

Em 17/1/24 reuniram-se na Escola de Vela Brasília, líderes de Flotilhas Dingue, líderes de Escolas de Vela e Clubes da Vela, Professores da UnB e UDF e Instrutores de Vela voluntários. A intenção foi intercambiar opiniões sobre como implementar uma Extensão de 30 horas, no 2º semestre 2024, na UnB e outras Faculdades.[1] Neste primeiro encontro TODOS os presentes apresentaram seus pontos de vista. O encontro se iniciou apreciando os resultados do survey https://www.surveymonkey.com/results/SM-FWXZrHGfr4hLhleA1POn5Q_3D_3D realizado previamente. No qual foi apontado como o principal requisito para implementar com sucesso uma extensão de práticas náuticas a “Integração com Escolas de Vela Reconhecidas” pois foi essa a opinião de 48% (12/25) dos respondentes.[2]

Em 15/1/2024 nosso “grupo da vela” recebeu um chamado de Tatiana Wesfield, no Forum de Educação Física, presidente da Federação do Esporte Universitário do DF FESU/DF, para despertar nosso interesse em colocar oficialmente no calendário da FESU uma competição da modalidade. E disse ela: quem sabe assim podemos influenciar positivamente a CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) na criação de uma regata no calendário nacional universitário da modalidade. Se trata certamente de uma sugestão por demais interessante que já levei ao conhecimento de nossa Federação Náutica de Brasília (FNB).

Iniciadas as ações apresentar o projeto de extensão na UnB um dos professores elaborou textos que se seguem e convocou os colegas para apresentar suas contribuições. E aqui iremos atualizando o desenvolvimento dos trabalhos para formular a proposta a ser avaliada pelos colegiados e decanatos de extensão até sua aprovação final.

O propósito da extensão visa: construir um piloto para a experimentação empreendedora da inovação, desenhando e implementando um processo que permita a prática esportiva. recreativa e instrutiva da vela, a professores e alunos de educação física. Esta ação visa estimular o aprendizado da realidade ao se inserir no contexto de escolas de vela e clubes da vela atuantes no Paranoá.

Em 2023 três Universidades se encontraram em manhãs de vela, treinos de proeiros e finalmente em 15 barcos na regata do CNB 9/12/23. E agora em 2024 queremos institucionalizar a inclusão de jovens no compartilhamento do privilégio da vela, formalizando a imersão destes na prática do velejar mediante ponto de apoio universitário. Se pudermos ajudar a responder alguns destes questionamentos, os que atuam em prol da ação universitária, vão nos agradecer. E já chegaram duas respostas à seguir relacionadas:

a) quais os produtos da imersão dos agentes da educação física na rotina de escolas de vela e clubes da vela?

a-T monitor e instrutor de Vela, coordenador técnico e participação em regatas

a-L entendo que noções de empreendedorismo (noções administrativas como avaliação de custos x receita).

b) como captar a essência da ação empreendedora sobre as práticas náuticas?

b-T observando a multiplicidade de atividades que integram a prática dessa atividade por exemplo   esporte, lazer, terapia, constante demandas por manutenção em diversas áreas

b-L busca por oportunidades, técnicas de construção e manutenção de embarcações, noções de materiais, marketing, administração, etc.

c) qual o produto para a pesquisa dos estudos de caso registrados na interação com as escolas?

c-T busca por oportunidades, técnicas de construção e manutenção de embarcações, noções de materiais, marketing, administração, etc.

c-L acho que a educação física pode contribuir muito com as escolas de vela, ampliando a visão da mecânica (humana) do esporte para montar uma rotina de treinos que melhorem a performance / saúde dos velejadores com diferentes propósitos (atletas de rendimento e velejadores de lazer). Ampliar a visão do ensino com introdução de métodos e conceitos teóricos.

d) como seria mensurada a eficácia do aprendizado das práticas náuticas?

d-T por meio de avaliações e testes ou pela constatação do desempenho demonstrado na prática

d-L reduzir o prazo médio de aprendizado é importante para o esporte. Existe uma imagem de que velejar é difícil. Criar um conceito de aprendizado básico e demonstrar que isso é fácil: dominar o barco com controle para definir rumos e rotas com segurança. Noções básicas de segurança.

e) como professores e alunos se beneficiaram/retribuíram o aprendizado juntos as organizações de vela?

e-T a contrapartida pode ser de duas naturezas, uma monetária outra por meio de serviços integrando as atividades do Clube de Vela e escolas de Vela como por exemplo uma manutenção ou monitoria.

e-L acho que já defini acima as possíveis contribuições.

f) como escolas e clubes de vela se beneficiariam/retribuíram da interação com os professores?

f-T por meio da experiência proporcionada com as aulas  e participação nas atividades, podendo ser pecuniária em caso de especialização do colaborador.

f-L profissionalização da prática reduzindo riscos, melhorando a visão sobre o esporte tornando-o mais acessível. A vela carece de profissionalismo. Vivemos uma prática de tradições: aprendi assim, vou ensinar assim. Precisamos superar isso. E só será possível transpor essas barreiras com profissionalismo e ciência.

AGUARDAMOS SUA RESPOSTA … SÓ ASSIM CONSEGUIREMOS AVANÇAR NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO DE MODO COMPARTILHADO … !!!


[1] Lista de presença encontro 17/1/24 pro Ed. Física Náutica: ▪ A – FLOTILHAS: a1 – Flotilha Dingue DF – Andre Togawa (Capitão); a2 – Flotilha Dingue ICB – Frederico (Capitão) a3 – Flotilha Brasília 23/FNB – Guillermo (Capitão) ▪ B – ESCOLAS DE VELA: b1 – Escola Katanka – Marcello Morrone (Presidente) b2 – Escola de V. Brasilia – CAER – Debora (Diretora) b3 – Escola Vela Art – AABB – Carlão (Proprietário). ▪ C – CLUBES DE VELA c1 – Clube V. CAer – Takano (Diretor) c2 – Clube V. CNB – Aroldo – (Representante no Encontro) c3 – Bernardo ICB – Técnico c4 – Cleber FNB -associado – Instrutor Voluntario. ▪ D – UNIVERSIDADES d1 – Professora FEF – Diretora de Esportes da UnB – Claudia Goulart d2 – Professora FEF –UDF Suliane apresentará proposta de integração com a Escola de V. Brasilia. d 3 – Professor Externo CEAM/UnB – Guillermo

[2]

OPÇÕES DE RESPOSTARESPOSTAS
a. Baixo Custo12.00% 3
b. Grade Horária Atrativa8.00% 2
c. Integração com Escolas de Vela Reconhecidas48.00% 12
d. reconhecimento do Certificado no Mercado de Trabalho4.00% 1
e. Ambiente Estimulante de Aprendizado28.00% 7
TOTAL25