2023 RESUMO DA ÓPERA

Testemunho do Líder da Flotilha Brasília 23 em 2023

Queridos colegas de Flotilha, Conselho de representantes da FNB e organizações e indivíduos empenhados em acolher velejadores do meio universitário e promover o uso associativo da vela e seu aprendizado.

A Flotilha foi recriada com o auxílio do CNB, onde realizamos nosso 1º encontro em fins de 2022 e fomos ofertados com uma simulação de regata.  Somamos 7 barcos no Paranoa: 3 no CNB, 3 no ICB e 1 na AABB. Durante 2023 a Flotilha esteve em 100% das regatas da FNB. Nossa presença variou de 4 a menos barcos. E em 10/12/2023 CNB contamos com o Czar (Guto e tripulação), LUAL (Guillermo e Alexandre) e Wind Spirit (Celso e tripulação).

Nosso papel não se limita a treinar, passear e participar de regatas. Somos partes de um todo por tanto temos responsabilidade em cooperar para a ampliação de nosso quadro de velejadores. Ao congregarmos 14 estudantes e professores universitários (2 timoneiros e 12 proeiros) de três Universidades durante treinamento e regata em novembro e dezembro 2023 comprovamos a demanda do Dingue Universitário.

Quem quer navegar no Paranoá e não sabe velejar opta pelo motor. A limitação na habilidade de operar veleiros dificulta o acesso tanto ou mais que o preço do barco. A disponibilidade de profissionais de educação física com competência na vela é reconhecidamente escassa, tanto quanto a oferta de proeiros para formar tripulações. Ouvimos de lideranças náuticas associadas a nossa FNB com clareza esses reclamos.

Colegas velejadores e professores da UnB foram trocando ideias: Takano, Debora, Allan Moreira, Carlão, Celina, Caio e Mario e impulsionando ações concretas. E surgiu um marcante convite da Escola de Vela Brasília (CAer) para alunos de Hábitos de Inovação Sustentável, CEAM, UnB. Permitindo a 3 alunas seu professor e esposa, conhecerem o projeto de aprendizado de vela do CAer (8/4/23).

Seguiram-se então contatos com a professora de Canoagem Fernanda Rachid, a Diretora de Esportes da UnB Cláudia Goulart, o presidente da FNB Marcello Katalinic, o diretor do CO UnB Victor Lage. E foi realizada a avaliação da praia do CO da UnB para o acesso a veleiros. Contando com a autorização do professor Victor, junto a experientes colegas do CAer e da AABB (Takano, Debora, Carlão e Wennya). Na ocasião o local foi considerado minimamente adequado a atividades experimentais de vela. Essa constatação e a decisão do Diretor do CO permitiu que o professor de CEM0137 convidasse alunos e professores da UnB a uma manhã de vela universitária em 14/6/23. Na presença do Presidente do FNB, Diretor da FEF da UnB (Martim Bottaro), Capitão da Flotilha Ranger 22 (José Luiz Azeredo), Diretora da Escola de Vela Brasília e Diretor do Clube de Vela CAer. Barcos da Flotilha Brasília 23 (LUAL) timoneado pelo campeão de vela Andrey Godoy. Além de uma variedade de modelos de monotipos acompanhados por instrutores da Escola de Vela Brasília liderada pela sua diretora Débora Medeiros. Marcelo Morrone veio ensinar prancha vela e Jaime Merchiori veio velejando no Escaler do CNB proporcionando oportunidade de se conhecer um monotipo espaçoso.

Mais duas manhãs de vela ocorreram que incluíram professores e alunos da UDF (no Katanka de Marcello Morrone) e a seguir da Anhaguera. Respectivamente em 13/9 e 18/10. Fora durante estas manhãs de vela que nosso grupo CVELA https://chat.whatsapp.com/CoOVVuc8ZRFBqkmvbNcBiU permitiu registrar interessados na vela universitária, além do site https://cvela.com.br/ que favorece aos interessados acompanhar o desdobramento da iniciativa.

Quando no Katanka, o capitão da Flotilha de Dingue do DF, Tarcísio do Vale acompanhou também os universitários da UnB e da UDF em sua divertida manhã. O ambiente foi se tornando multiclubes e multiuniversitário contando com os alunos da professora Suliane da UDF, além da UnB e a quantidade de interessados foi crescendo, para o que a divulgação no grupo Forum do Esporte DF TOP

que congrega professores de Faculdades de Educação Física, ajudou bem. A participação expressiva em número de barcos e instrutores da Escola de Vela Brasília de modo continuado em todos os três eventos, fez toda a diferença. Presentes Debora, Takano e instrutores da Escolas. Contamos com a prancha a vela, o foco de Morrone, e com o Lual da Flotilha Brasília 23 além de instrutores Andrey e Bernardo que apoiam o projeto vela universitária, ficando disponibilizado também o Dingue Candela de propriedade de professor da UnB.

Já de volta ao CO da UnB em 18/10 e agora com a participação de professores da Anhanguera, –seriam quatro professores ainda treinados em novembro como proeiros–. O quantitativo de participantes continuou aumentando com a UnB mais UDF mais Anhanguera … e na ocasião a Diretora de Esportes professora Claudia Goulart explanou aos participantes do interesse da UnB em incluir Práticas Esportivas Náuticas em seu currículo.

A imagem da fila dos monotipos da Escola de Vela Brasília sendo puxados pelo cabinado comandado por Takano e Debora da uma noção do significativo numero  de veleiros, evidência da disposição dessa Escola para entusiasmar universitários a abraçar a prática esportiva da vela. Somem-se a estes ainda o Lual e o Candela conduzidos por instrutores que ainda atuariam no treinamento de proeiros do Dingue Universitário durante novembro, Andrey e Bernardo.

Durante o mês de novembro o treinamento dos futuros proeiros foi iniciado tanto por parte de velejadores da Flotilha, colegas e tripulantes e destacadamente pela equipe do Carlão na Escola Vela Art, na AABB. A escola Vela Art começou na ocasião um treinamento de três meses com professores da UnB e Anhanguera e mais um aluno da UDF. Desse modo a professora Cláudia, Diretora de Esportes da UnB e a professora Lys do Anhanguera começaram a se preparar não só para a regata de dezembro mas para realmente ganhar um conhecimento efetivo sobre vela. Assim como Guilherme, aluno da UDF. Logo não foi surpresa que a equipe Anhanguera conquistasse e o 1o lugar no pódio do Dingue Universitário.

Certamente não foi o acaso que reuniu 31 tripulantes em 15 barcos aproximando proeiros universitários e timoneiros experientes na jornada do Dingue Universitário em 9/12 e arrebatando os três primeiros lugares dos pódios A, B e Universitário além do pódio Escola

Na pódio Dingue Universitário: 1º lugar Timoneiro Lucas Linhares VelaArt e professora Lysleine de Deus – Anhanguera; 2º lugar Timoneira Sofia Bernardes aluna da FEF – UnB e Proeira Rebecca Soares FEF – UnB.

3º lugar Timoneiro Paulo Correa ICB, Proeiro Allan Faria, CEM0137 – UnB