Como viabilizar: Vela Universal?

Nos ajuda a testar este questionário?

Esta pesquisa é para formular ações efetivas em prol da universalização da vela no Paranoá.

Trazer as universidades para as regatas abrirá oportunidades para nossos jovens.

Em agosto/2024 será aberta a 1a turma de HAF Hábitos Aquáticos Frugais, na UnB e queremos conhecer nosso púbico e seus potenciais apoiadores permitindo a 15 jovens experimentar novas práticas.

É necessário demonstrar que o aprendizado é mais valioso que a posse de um veleiro pois é aquele que energiza os barcos para serem navegados.

E como maior demanda de aprendizado requer mais treinadores de vela, formados em Educação Física, essas faculdades querem saber se as escolas de velas existentes vão poder lhes ajudar na empreitada.

Qual a disponibilidade de apoiadores do empreendimento capazes de oferecer bolsas viabilizando o lado econômico da questão.

São muitas as incógnitas e nada como uma pesquisa para soluciona-las.

Será que Academias, Clubes esportivos, Empresas, Universidades e Associações se interessam pelo tema e gostariam de endossar a iniciativa?

1) Considerando que o vento esteja confortável, quantas horas de prática seriam necessárias para sentir confiança na navegação de um pequeno veleiro de apenas uma vela? 10 – 15 – 20 – 25 – 30 ( __ )

2a) acha velejar um exercício para a mente? –pequeno 1 – 2 – 3 – 4 – 5 grande

2b) acha velejar um exercício para o corpo? –pequeno 1 – 2 – 3 – 4 – 5 grande

3) pratica exercícios quantas horas por semana? 1 – 2 – 3 – 4 – 5 ou mais

4) indique idade _ anos; gênero ; escolaridade: elementar , médio , superior ; peso/altura /_.

5) sabe nadar? Sim__, não ; sabe remar Sim , não ; sabe Velejar Sim , não_.

6) Quer prestigiar a Vela Universitária apoiando cursos e práticas? Algo 1 – 2 – 3 – 4 – 5 Muito

7) Trazer universidades para a raia das regatas fortalecerá o esporte náutico: discorda 1 – 2 – 3 – 4 – 5 concorda

8) curso de práticas esportivas náuticas de ser ofertado nas Faculdades de Educação Física tratará como consequência uma maior disponibilidade de instrutores Discordo 1 – 2 – 3 – 4 – 5 Concordo

9) Conhece escolas de vela capazes de suplementar cursos universitários com a infraestrutura necessária a dar os primeiros passos na vela universitária? Não 1 – 2 – 3 – 4 – 5 sim

10) Quem dispõe do aprendizado pode velejar mesmo sem ser proprietário? Discorda 1 – 2 – 3 – 4 – 5 Concorda

11) Qual a pergunta que não foi feita porém gostaria de responder … _________________

12) Nos ajude a caracterizar o respondente:
12a) Frequenta Academias, Clubes Esportivos ou Pratica Esportes Sozinho? SIM _ NÃO _;

12b) Frequenta a Universidade? SIM _ NÃO _;

12c) Querendo ficar conectado para receber notícias exclusivamente de atividades de vela, compartilhe seu e-mail____________

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Interessado no projeto de extensão Hábitos Aquaticos Frugais … segue o que temos no momento:

Hábitos Aquáticos Frugais.

Ementa: Experimentar Natação, Canoagem e Vela para estimular hábitos frugais nas organizações.

Hábitos Aquáticos Frugais –

Visão e Propósito da Extensão

Nossas mais eficazes organizações selecionam quadros para usar a emoção promovendo criatividade, capazes de adicionarem resultados que entreguem um valor melhor e mais completo a organização.

A experimentação das atividades: Natacao, Canoagem, e Navegação à Vela inspira a cultura da organização a incorporar o hábito do agir frugal no cotidiano.

Agenda: 4as feiras de 10 ao meio dia.

1) Proposta da Extensao
2) Hábito organizacional
3) Inovação frugal
4) Porque nadar
5) Brincando e aprendendo a nadar
6) Vivenciando a prática da natação, os quatro nados
7) A arte da canoagem (história e cultura) .
8) Canoagem esporte de rendimento .
9) Canoagem para todos .
10) O propósito de velejar
11) Velejando start e stop. Saindo de proa ao vento
12) Velejando no contra vento , través.
13) Velejando no alheta e popa.
14) Velejando montando bóias com os jibes e cambadas.
15) Festa de Encerramento

Sugestão de leituras:

Why We Swim de Bonnie Tsui

The Art of Kayaking: Everything You Need to Know About Paddling de Nigel Foster

Sailing – Philosophy For Everyone: Catching the Drift of Why We Sail de Patrick Gold

O Poder do Hábito de Charles Duhigg

Frugal Innovation de Radjou e Prabhu

Equipe Colegiada de Instrutores Qualificados:

Prof. Claudia Goulart, Diretora de Esportes e Atividades Comunitárias, DAC/DEAC, UnB

Marcello Katalinic, Presidente da Federação Náutica Brasiliense

Guillermo José Asper y Valdes, PhD – CORECON DF 1983

Thiago Catalão Maia
CREF: 6221-/DF

Fernanda Rachid
CREF 4178421

Bernardo Silva de Souto
CREF 018344