FLUXO a inovar hábitos, com água e vento do Paranoá para exercitar corpo e mente.
Projeto prático da disciplina Hábitos de Inovação Sustentável CEM137 1º semestre 2023 UnB
Professor Guillermo J. Asper y Valdés, PhD
Propósito: Lidar com o desafio imposto pela curva de Difusão de Inovações para a expansão do aprendizado institucional das práticas náuticas no Paranoá. Como sabemos: uma boa ideia não consegue ser implementada da noite para o dia, por bacana que seja. Alguns grupos de indivíduos e organizações são mais receptivos de determinadas inovações já outros não. Logo experimentar a teoria de Rogers —Curva de Difusão— de modo efetivo, significa ofertar de forma prática, para um largo espectro de pessoas e organizações, uma opção de inovação cuja vantagem relativa seja reconhecida. Desse modo essa oferta consegue alcançar alguns poucos que começam a trilhar o caminho, daí a transformação começa a se mostrar: no menor espaço de tempo e com a maior qualidade possível. Logo à seguir cada um em seu tempo adota a inovação, segundo suas capacidades. Organizações mais dispostas a assumir risco e inovar tomam a dianteira, enquanto outras sem essas aguardam sua hora. E assim, por inercia, a inclinação do plano vai favorecendo a inovação até que os que tem menos facilidades de adotar acabam aderindo e inclinando definitivamente o plano em prol da inovação.
Objeto: Estimular o ambiente de educação física a promover o ensino de práticas náuticas, notadamente usar o vento para velejar ou a água para remar. Neste ambiente se incluem tanto: os cursos de nível superior, médio e elementar de Educação Física; quanto as academias. Ao que se incluem as organizações interessadas na aptidão física e mental de seus colaboradores. Organizações com objetivo de recreação, como a hotelaria, também se alinham nestas situações face demanda da clientela. E não esqueçamos dos indivíduos, que sem outros intermediários, e com ainda mais disposição procuram se servir da prática náutica para renovar seus hábitos de vida.
Experimentando o caminho: Começa agora a ser desenvolvida a plataforma Vela Universitária com a intenção de externar o potencial de aprendizado ofertado pela interconexão entre aqueles interessados em velejar ou remar e até de competir em regatas e das Universidades e escolas capazes de ofertar disciplinas e cursos da prática esportiva náutica, além de clubes de vela que disponibilizam veleiros passíveis de serem experimentados com praticidade e baixo custo.
Essa prática náutica tanto de aprendizado, recreativa, quanto competitiva é um direito que o Lago Paranoá nos proporciona e seu exercício um privilégio para todos os que se propõem experimentá-la. Iniciativa que vai demonstrar o entusiasmo por práticas esportivas frugais, sustentáveis e alavancadoras de interações harmônicas com o meio ambiente, capazes de estimular a prática social como forma de alcançar resultados de interesse comum.